IMAGENS

IMAGENS
PLANETA VERDE

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Consumo colaborativo: entenda o que é e saiba como pôr em prática!

Acontece com todo mundo. Você compra um objeto qualquer, usa por um tempo e acaba encostando em algum lugar da casa e indo atrás de algo novo, produzido com mais energia e matéria prima. Acabar com esse "desperdício" é o que propõe a ideia do consumo colaborativo, que nada mais é que trocar, emprestar e comprar objetos usados. No Brasil, a ideia já se espalha, principalmente com a força da internet. Considerada por economistas como uma das mais importantes tendências futuras, nessa troca o meu e ou seu desaparecem, prevalecendo o nosso.

Numa definição com mais 'cara' de dicionário, esse tipo de consume “refere-se à expansão das práticas de compartilhamento, troca, empréstimo, intercâmbio, aluguel e doação, reinventados por meio da tecnologia de rede em uma escala e de uma maneira sem precedentes”. Mas quais são os portais que permitem esse tipo de prática? Desde junho desse ano o Brasil tem sua página dedicada ao consumo colaborativo, o DescolaAí.

Por lá, são duas as possibilidades: alugar ou trocar. Depois de cadastrado, o usuário pode, sem custos, disponibilizar produtos que serão alugados ou trocados por pessoas que necessitam deles. Dvds, VHS, Blue-Ray, video games, equipamentos esportivos, ferramentas, barracas de camping, brinquedos, livros, audiobooks, cds e vinis estão na lista do que pode ser compartilhado nessa espécie de “escambo 2.0”.

Os próprios fundadores do site, que garantem a segurança das transações, dão também as razões para participar: “você ganha dinheiro ou um objeto que deseja e ainda ajuda o planeta evitando que outros produtos sejam produzidos com extração de novos recursos naturais”. Segundo a Exame, em breve, o Descolaí vai criar eventos, em bares, cafés e restaurantes, nos quais os usuários poderão se conhecer pessoalmente e realizar empréstimos ou trocas.

E você, o que acha? Dá mesmo pra consumir de forma colaborativa? Participe e evite o consumo desnecessário! O Viva Viver apoia todas as ideias que de uma maneira ou de outra resultam em atitudes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares