IMAGENS

IMAGENS
PLANETA VERDE

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

LIXO EM TROCA DE ENERGIA !!!!


A ideia, originalmente, surgiu no Ceará, em 2007. Chegou a Niterói e ao interior do Estado no ano seguinte e, há menos de um mês, está sendo implantada com sucesso no Rio. Trata-se da troca de lixo reciclável por descontos na conta de luz. Na área da Ampla, já são mais de cinqüenta mil consumidores atendidos e cerca de 1.600 toneladas de lixo recolhidas. A Light começou um projeto piloto no morro Dona Marta, mas que atende também quem mora perto do asfalto, em Botafogo e no Humaitá.
O modelo é bem simples. Basta procurar um dos pontos de troca levando a conta de luz e o material arrecadado, que pode ser papel, metal, plástico, vidro ou óleo vegetal. As operadoras pagam um preço um pouco acima do mercado para incentivar a troca do lixo. O valor da venda é creditado na conta do mês seguinte e os resíduos são encaminhados para a reciclagem. A escola de samba Mocidade Unida do Santa Marta já recolheu tanto lixo que ficará dois meses sem pagar pela energia que consome.
Aliás, pagar a conta de luz é uma das novidades que as comunidades que estão recebendo as UPPs estão tendo que enfrentar. Acostumados com os “gatos”, os moradores não se preocupavam com o consumo. Há 15 dias, um deles procurou a Light para reclamar do valor da conta e explicou que gostava de deixar o ar-condicionado ligado enquanto ia à praia, para ter a casa fresquinha na volta. Hoje, as 1.600 famílias da área estão regularizadas, o consumo caiu e o índice de inadimplência é baixo: apenas 3%.
Atualmente, são 16 postos de coleta espelhados por todo o Estado, sendo dois apenas no Rio. Mas, por conta dos resultados, a Light planeja levar o projeto para todas as áreas atendidas por UPPs o mais brevemente possível. Entusiasmada, a coordenadora do trabalho, Fernanda Mayrink, revela um sonho: “Quem sabe um dia, todas as famílias do Rio não vão poder pagar as suas contas com lixo reciclável?”. Quem sabe? Seria uma ótima meta para empresas e governos atingirem até 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares